Translate

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Olho de Hórus: origem e significado



Hórus tinha a cabeça de falcão e era o deus egípcio do Sol Nascente que sempre lutava contra o exército das trevas a fim de garantir o nascimento de um novo dia. Ele  era filho de Ísis e Osíris, importantes deidades do panteão egípcio. 


Certo dia, Osíris foi morto por seu irmão Seth, o deus do Caos e Hórus resolveu vingar a morte do pai. Durante a batalha, apesar de sair vitorioso, Hórus teve um olho arrancado por Seth. Acontece que sem o olho, Hórus estaria impedido de entrar na vida após a morte, já que no  Antigo Egito, o olho era o símbolo da alma. Porém, o deus da Sabedoria, com cabeça de pássaro, Toth, devolveu  à Hórus seu olho, na forma de um amuleto, que ficou conhecido como o Olho de Hórus.


O olho direito de Hórus, chamado Udjat, representa o Sol, a informação concreta, o yang, o masculino, o pensamento. O olho esquerdo, Wedjat, representa a Lua, a informação abstrata, o yin, o feminino, o sentimento. Juntos, representam o Universo e suas forças de Luz.


Possuindo forte significado místico, o Olho de Hórus é um amuleto usado contra o mau-olhado; é símbolo de sabedoria, vigor, saúde e cura; está associado ao chakra ajna ou terceiro olho conferindo poderes de clarividência a quem o usa pois permite ver além das aparências.


escrito por Nina Drabardi 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...