Translate

sábado, 4 de junho de 2016

Solstício e Equinócio

Solstício e Equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início e fim das estações do ano que são datas importantes para diversas tradições, religiões e crenças.

solstícios e equinócios

O termo solstício tem sua origem no latim solstitius que significa "ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar". Ele sinaliza a entrada das estações verão e inverno.

Quando Sol passa pelo grau zero de do signo de Câncer, em junho,  termos o solstício de verão para o hemisfério norte e o solstício de inverno para o hemisfério sul.

Quando Sol passa pelo grau zero do signo de Capricórnio, em dezembro,  temos o solstício de inverno para o hemisfério norte e o solstício de verão para o hemisfério sul.

No dia do solstício de verão temos o dia mais longo do ano. É a época do ano onde os dias são mais longos do que as noites e há uma predominância de luz na alternância claro-escuro dos ciclos da natureza.


A noite mais longa do ano acontece no dia do início do solstício de inverno. É a época do ano onde as noites são mais longas do que os dias  e há uma predominância do escuro na alternância claro-escuro dos ciclos da natureza.


A palavra equinócio tem origem na junção das palavras latinas aequus (igual) e nox (noite). Ou seja, a noite e o dia tem a mesma duração, sugerindo uma volta do equilíbrio entre claro e escuro, sem predominância de nenhuma das partes no ciclo da luz. Ele sinaliza a entrada das estações primavera e outono.

Quando o Sol entra no grau zero do signo de Áries, em março, temos o equinócio de primavera para o hemisfério norte e o equinócio de outono para o hemisfério sul.

Quando o Sol entra no grau zero do signo de Libra, em setembro, temos o equinócio de outono para o hemisfério norte e o equinócio de primavera para o hemisfério sul.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...